sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sacolas... prefira as EcoBags!


Vamos falar de economia ecológica! Sim, não basta economizar no bolso, a natureza também está gritando por socorro e, cada um pode sim, fazer um pequeno gesto a favor do planeta. Outro dia estava com um grupo de pessoas falando sobre ecologia. É a segunda vez em menos de 1 mês que participo ou presencio este tipo de debate porque, nos dias atuais, não há assunto mais falado do que este. Mas são sempre os mesmos papos, as mesmas opiniões sobre o desmatamento da Amazônia, as ilhas de lixo do Pacífico, o buraco na camada de ozônio, o descongelamento da Antártida. Na maior parte das vezes, a culpa é sempre do governo, do estado, dos políticos! Não estou diminuindo a falta de responsabilidade social e ecológica que a maior parte da política tem (ou não tem) em relação a estes assuntos mas, é fato que, se cada um fizer a sua pequena parte em contribuição do meio em que vivemos, algumas coisas acabarão passando por alterações, independente do governo que se tenha! As pessoas geralmente dissertam horas sobre grandes gestos para salvar o planeta mas, a economia pode estar logo ali, nas idas e vindas do supermercado, por exemplo!

O mundo produz sacolas plásticas desde 1950 e, demoram cerca de 300 anos para se degradarem na natureza! Calcula-se que todo o mundo produz cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas anualmente, sendo mais de 12 bilhões só no Brasil! E o pior, cerca de 80% destas sacolas são usadas apenas uma vez!! Se todas estas sacolas não estão na sua casa, estão em algum lugar do planeta, certamente... Como são leves e voam ao vento, acabam entupindo esgotos e bueiros, causando enchentes e contaminações de rios, mares e, morte por sufocamento e intoxicação de animais marinhos como focas, tartarugas, baleias e golfinhos.

Então a moda é: não use sacolas de plástico, leve a sua Ecobag de casa! Geralmente de tecido, com estampas ou frases bacanas de incentivo a reciclagem e reuso de sacolas, as Ecobags podem ser compradas em diversas redes de supermercados ou lojas do gênero. Algumas grifes famosas já desenharam suas próprias ecobags, como forma de apoio a este tipo de campanha! Além de práticas, elas são divertidas, encontradas em diversas cores, com frases, desenhos, imagens, bordadas... Só não é necessário fazer coleção de sacolas! A idéia é economizar, não desfilar...

Nos EUA, é normal o uso de sacolas de papel nas compras de supermercados e, na Europa, é muito comum o uso das sacolas de tecido, reutilizáveis! A maior parte das pessoas já levam dobradas em suas bolsas e mochilas as sacolas de tecido, para eventuais compras ao longo do dia. Infelizmente a conscientização deste tipo de atitude no Brasil, é mais lenta. É mais cômodo para a maior parte das pessoas irem ao supermercado e sairem com as sacolinhas de plástico, que são "de graça". Na verdade elas custam cerca de R$0,03 para o supermercado e, teoricamente, de graça para o consumidor.

Alguns hipermercados já estão oferecendo desconto nas compras para quem não utiliza as sacolas plásticas da loja. Mas sou de uma opinião mais radical! As sacolas de plástico, deveriam ser cobradas do consumidor, e a um valor bem acima de R$0,03. Considero justo 5% no valor total da compra, que é insignificante em relação ao prejuízo que estas sacolas causarão a natureza. Mexendo no bolso, em pouco tempo, a moda das sacolas retornáveis estaria bem mais difundida e facilmente aceita pela maior parte da população, com certeza! A importância de atitudes deste tipo vão além da economia financeira pessoal do consumidor e sim, na conscientização da redução de recursos naturais!

O conceito da reciclagem e do "lixo no lixo" já está bem assimilada por boa parte da população e, principalmente incerida como parte do conteúdo programático das disciplinas das escolas públicas e privadas, no Ensino Fundamental e Médio. As crianças da nova geração já têm uma conscientização da importância do reuso dos materiais e que, lixo não deve ser jogado nas ruas ou pela janela dos carros. Já é um bom começo!

Bem, caso a população como um todo se conscientize e, ao longo dos anos, mude a mentalidade das novas gerações em relação a formação do lixo, reciclagem e reuso dos materiais mas, se mesmo assim, os políticos não mudarem, mude seu voto! Mas não mude seus hábitos! "Sacolas plásticas são gratuitas para o consumidor mas têm um custo incalculável para o meio ambiente!" Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário