sexta-feira, 31 de julho de 2009

Azul celeste...

O azul é, sem dúvida, uma cor linda... Como diria o arquiteto Sig Bergamin, "Azul das casas coloniais, dos azulejos portugueses, do céu azul anil." Particularmente, adoro o azul na decoração e faço aí, um "dejavu" aos meus tempos de arquiteta e, às coisas que mais aprecio... Do céu de inverno, dos mares, das borboletas azuis...

Mas, como Personal Finance, também tenho que dizer que não há paz maior do que a cor azul para uma vida financeira saudável!! Para isso, reavaliar os hábitos e absorver uma reeducação em relação ao dinheiro é de extrema importância, assim como, ter consciência de que, uma boa administração é fundamental para que se possa planejar melhor a vida. Chamarei esse processo de AUTO GESTÂO FINANCEIRA, que feita da forma correta, proporcionará uma maior liberdade e autonomia para planejar o futuro, alcançar objetivos, realizar sonhos e, consumir, de maneira consciente e equilibrada, serviços, produtos e bens de consumo. Desta forma, a Auto Gestão Financeira tornará sua vida financeiramente estável. Administrar a vida financeira é, de forma resumida, saber tomas as decisões certas sobre qualquer assunto relacionado a seus ganhos e gastos pessoais. Ou seja, administrar o dinheiro é saber tomar decisões a respeito do que fazer com ele.

Você acabou de receber uma promoção no trabalho, seu salário aumentou ou, você realizou um bom negócio e recebeu um bom dinheiro! "Que ótimo, agora todos os problemas acabaram!" Depende... se você souber administrar bem este "plus" em sua conta bancária sim.. Do contrário, as notinhas criarão asinhas para voar bem longe de seu bolso... Antes de sair gastando por ai, organize este bônus na planilha de ganhos e gastos e, faça a gestão adequada, verificando suas reais necessidades.

Começaremos nos livrando das dívidas!! Nada como uma conta bancária azulzinha para ajudar no seu novo estilo de vida! O importante é que você assuma a sua situação de dívidas acumuladas e tome a decisão de que, daqui para frente, tudo será diferente. Para isso, a melhor forma é quitar estas dívidas, o mais rápido possível e sair do vermelho. Deverá haver muita determinação, por que você não poderá mais gastar ou entrar em novas dívidas, com contas ainda em atraso e pendências financeiras.

O melhor, é a quitação de contas, à vista. Você pode pedir um desconto por isso e, se livra de uma vez daquele peso. Caso, suas dívidas ou contas em atraso sejam de valores superiores aos valores que você disponibiliza no momento, tente renegociar. Comece pelas mais pesadas, como os do cheque especial e cartões de crédito. Depois, passe para os financiamentos, do carro ou do apto. Sentar com seu gerente e fazer um acordo de refinanciamento em parcelas FIXAS pode ser uma boa solução. Se a proposta for de acrescescentar jurus e multa pelos atrasos, prefira menor número de parcelas, para que você não crie uma bola de neve de jurus compostos. Tente negociar o abono das multas.

Na sua planilha de auto gestão, reserve parte do salário mensal para a quitação destas contas em atraso, lembrando sempre, no menor prazo possível! Não adianta renegociar em mais de 10x. Você entrará o ano novo pagando dívidas de cartão que você nem lembra mais por quê foram geradas e ainda, com o stress pessimista que "vive para pagar contas". O mais importante neste primeiro momento, é você começar uma vida no azul e, para isso, poupe e economize drásticamente por alguns meses, mas resolva tudo que está pendente de uma vez.

Tenha consiência de suas limitações financeiras. Se você ganha "X", não gaste "Y"! E, esqueça a idéia que muitas pessoas têm com a maior naturalidade que, cheque especial faz parte do salário!! Nunca, jamais, incorpore o limite do seu cheque especial à sua renda mensal!! Se isso já é uma regra para você, peça a seu gerente que diminua (ou suspenda por um tempo) seu limite do cheque especial, para que você consiga se habituar a um novo estilo, consciente do quanto você realmente tem de dinheiro disponível.

Cheque especial é apenas um bônus de crédito que o Banco te autoriza a usar em caso de extrema necessidade. Tenha em mente que este dinheiro é do Banco e não seu e usando-o, você terá que devolvê-lo depois. e pagar jurus por este "empréstimo disfarçado". Alguns Bancos "dão XX dias sem jurus no cheque especial", então, se você realmente passar por alguma emergência inevitável e tiver que utilizar dos limites especiais da conta corrente, dê preferência a estes Bancos e, procure cobrir a conta antes do prazo dos XX dias!! Do contrário, é como pegar um sapato emprestado e depois, ter que devolver o sapato com meias novas.

Nesta primeira etapa de auto gestão financeira, o mais emergencial é quitar dívidas e contas em atraso o quanto antes, lembrando sempre do menor jurus e no prazo mais curto. Evite se alongar por muitos meses com as renegociações e refinanciamentos. O mesmo vale para uma futura vida financeira saudável: procure sempre comprar tudo a vista, pedindo descontos e facilidades! Não se iluda com longas e suaves prestações mensais... elas estão disfarçadas por jurus, multas e que, no final, o valor total da compra acaba saindo bem mais caro!!

Antes de pensar em novas contas, em novos gastos, em planejar grandes objetivos, compra de apto, viagem, grandes investimentos, resolva as pendências financeiras passadas. Para uma nova vida, é bom que não existam resíduos do passado acoplados a ela. Limpe a casa e dê boas vindas ao azul!!


"A borboleta delicadamente rasga o casulo e vai, aos poucos abrindo suas lindas asas, num particular e único tom de azul... após a transformação ter sido completada, e nunca antes disso, a ex-larva que conhecia apenas a realidade rasteira, agora se lança sem medo, a um mundo novo. Com outra ótica, após vários estágios de metamosfose, passa a olhar com mais leveza e beleza, e está pronta para viver a nova etapa... Finalmente, ela bate as asas e voa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário