quinta-feira, 30 de julho de 2009

A herança...

Então você pensa: "Ótimo, a partir de hoje vou absorver uma nova educação financeira, controlar meus gastos e colocar tudo em uma planilha. No final do mês meu salário se multiplicará e poderei finalmente, comprar tudo o que eu quizer!!"

Negativo, as coisas não funcionam assim!! Educação financeira não é passe de mágica e, planilha de controle de gastos não é gênio da lâmpada, que você pede seu desejo e, milagrosamente, salta um mega saldo positivo em seu extrato bancário!! Não basta querer multiplicar seu dinheiro, fazer render seu salário e decidir fazer uma planilha financeira se não for utilizá-la corretamente!!

Primeiro, é preciso entender como funciona a educação financeira. Todo ser humano é educado de uma determinada forma e, quando adulto, expressa exteriormente o que assimilou insconscientemente da educação que lhe foi transmitida de seus pais. Além de aprender moral, ética e bons modos, a família acaba transmitindo seus conceitos de dinheiro e economia aos filhos, sejam elas corretas ou não. Isso acaba refletindo em toda a vida, a forma como você trata o dinheiro e o valor que você dá a ele. A forma como economiza cada centavo ou, como gasta desregradamente, pode vir de seu subconsciente, herança trazida de seus pais e avós, mesmo que você ainda não tenha se dado conta disso.

Desta forma, colocado de lado o que chamo de "herança de valores financeiros", esqueça tudo que aprendeu de errado sobre o dinheiro, economias, gastos e ganhos, respire fundo e... Pronto! Está dada a largada para sua nova vida financeira, aberta para as responsabilidades e, livre para alcançar todos os seus objetivos pessoais na formação de patrimônio!! E principalmente, que você é a única pessoa responsável por sua vida ser saudável financeiramente!!

Basicamente, são 3 passos a seguir, para começar a organizar a vida financeira pessoal:
1. DETERMINAÇÃO em quitar dívidas, controlar os gastos, administrar o salário e ganhos mensais com as contas a pagar!!
2. COMPROMETIMENTO em não se desviar do caminho, apesar das promoções, sales e 50%off das vitrines!!
3. DISCIPLINA em manter o planejamento financeiro para obtenção de algum objetivo pessoal, como compra do apto, compra do carro, viagem... e formar patrimônio!!

Economizar dinheiro é como iniciar um esporte, difícil na primeira ou segunda semana. Depois que vira hábito, você sente falta no dia que não segue a rotina! O que caracteriza melhor a pessoa disposta a mudar seu estilo de vida, em qualquer setor da sua vida profissional ou pessoal é um OBJETIVO! Tenha em mente seu principal objetivo de vida, uma meta a alcançar, um FOCO! Não se desvie dele e, aplique tudo que for necessário no planejamento financeiro, para alcançar seu sonho!

Para ajudar na mentalização do objetivo e torná-lo seu foco principal e motivacional para seguir seu planejamento financeiro, elabore um "Painel de Visualização" e cole-o em lugares estratégicos, como de frente para sua cama, na porta da geladeira, no espelho do banheiro, ao lado da tela do computador em seu home office, ou em locais que você possa vê-lo várias vezes ao dia. Muitos livros sobre educação e princípios financeiros indicam a execução deste tipo de quadro ou painel o que, efetivamente, é muito útil. Para fazê-lo, basta recortar de revistas fotos de seu sonho, como carro, casa, viagem... e colar em uma cartolina.

É interessante também colar estas imagens em seu caderninho de gastos diários. Assim, cada vez que for anotar seu pequeno gasto ao longo do dia, verá o quanto está economizando ou deixando-o mais próximo de alcançar o que deseja. Ter seu objetivo bem claro e sempre "ligado", fará você seguir mais focado no planejamento financeiro.

Atualizando diariamente a planilha de controle de gastos, você poderá calcular o quanto falta para alcançar seu objetivo, um ano, dois anos, 6 meses... não importa, o que fará diferença não é o tempo que você levará e sim a DETERMINAÇÃO que tem em alcançar aquele sonho! É muito importante que se tenha determinação em quitar todas suas dívidas do passado, o vermelho dos cartões de crédito, empréstimos bancários e outras contas acumuladas ao longo do tempo, assim como, em assumir o controle de sua vida pessoal e planejar todos os gastos e contas mensais e saber distribuir bem seu salário e ganhos!

Tendo seu objetivo bem claro em mente, COMPROMETA-SE em não se iludir com promoções, liquidações, sales de final de estação, descontos extraordinários... Compre só aquilo que você realmente precisa. O maior compromisso é com você e com a realização do seu sonho!! DISCIPLINE-SE a controlar seus gastos e administrar regularmente sua planilha e seu orçamento diário e mensal. Só com disciplina e regras será possível poupar e formar patrimônio!!

Você trouxe até aqui tudo de melhor da educação que seus pais e familiares lhe deixaram de herança mas, a partir de sua decisão em tomar as rédeas de sua vida financeira, conscientize-se de sua nova educação em relação ao dinheiro. Se sua conta bancária não está plena como você deseja e seus objetivos de vida estão demorando muito a se realizar, só há uma coisa a fazer (e não é sentar e chorar!): Mude seus valores financeiros e passe a "pensar fora do quadrado a que você estava confinado"!!

Malas prontas? Boa viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário