sábado, 18 de julho de 2009

Quero ou preciso?


Uma amiga foi indicada para um programa de televisão de moda e estilo, passando por uma transformação no armário. Para isto ganhou, além de cabelereiro, jantar e uma alta dose de auto estima, R$10.000,00 para gastar com roupas!!

Que maravilha, ter 10 mil para gastar apenas com roupas e acessórios de moda!! Parece fácil né? Mas não é tão simples assim! A parte mais complicada é que o antigo armário deveria ser entregue completamente a produção do programa e, tudo que minha amiga passou a ter foram as peças compradas com os R$10.000,00, salvo acessórios, bijouterias, lingeries e peças íntimas...!

Programas de moda e o armário novo da minha amiga à parte, embora tenha considerado um ótimo acontecimento em sua vida pessoal, o que venho expôr é o seguinte: muitas pessoas ganham suficientemente bem (ou não tão bem assim) mas, dispensam valores altos para gastos com visual, beleza e moda, mensalmente. Algumas, economizam mais, pesquisam preços, fazem escolhas, parcelam no cartão... Outras, gastam desregradamente, por compulsão ou, simples hábito de gastar. Mas, de qualquer forma, destinam parte de seus ganhos ao visual e beleza. Isto inclui salões de cabelereiro, roupas, acessórios, cosméticos e até, visitas ao cirurgião plástico.

Mas estas pessoas, sabem o que estão comprando? Têm consiência do consumo, do valor que aquele material representa para si? Aquela peça "indispensável", é realmente tão necessária? Numa escolha, para substituir seu antigo armário, você escolheria realmente aquilo ou é apenas mais um vestidinho novo? Talvez você o use nas próximas férias em Fernando de Noronha, mesmo que seus planos sejam de ir esquiar no Chile mas, na faxina anual do armário, lá vai o vestidinho ainda com etiqueta, para a mala de doações... e alguns reais a menos no seu bolso!

Considero o mais importante no momento à frente de uma vitrine, antecendendo a provável compra, a seguinte pergunta: "Eu quero ou eu preciso?" Aquela peça é realmente necessária? Está fazendo falta em seu armário? Ou é apenas uma paixão repentina, de não poder mais viver sem aquela linda calça xadrez com franjas laterais e strass de corações nos bolsos? ... Mas a resposta deverá ser sincera!! Nada de auto sabotagem!! Mesmo porque, sejamos francas, ninguém precisa tanto assim de uma calça xadrez com franjas!!

Este episódio de transformação do armário da minha amiga, mostra bem a situação... saiba escolher na hora da compra!! Tudo bem que você não está substituindo o antigo guarda roupa por um novo, como foi a situação dela, mas vale ressaltar sempre a pergunta, por mais dolorosa que seja a resposta: "Eu quero ou eu preciso?"

Se você precisa, compre!! Se vc apenas quer, pense melhor! Seu dinheiro pode estar indo para o fundo do armário e afastando ainda mais a possibilidade daquela viagem tão sonhada, da troca do carro, da compra do apto... Pode parecer pouco, mas toda economia pode ter um destino melhor!! Controle os impulsos consumistas pq a moda passa, e seu bolso agradece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário