terça-feira, 28 de julho de 2009

Dinheiro na mão é vendaval...


...e certamente sobrará mais mês do que salário, se você não souber administrar bem seus ganhos!!

A maior parte das pessoas (e é a maior mesmo, por incrível que pareça) termina com o salário bem antes do fim do mês, ainda com várias contas à pagar, e isto se dá exclusivamente, por falta de planejamento financeiro. O bom planejamento não só é necessário para administrar os ganhos e as contas mensais mas, para conseguir visualizar para onde está indo cada centavo! Além disso, sem o planejamento financeiro, não é possível economizar para adquirir bens e patrimônio. O dinheiro mal administrado vai embora, sem você saber para onde foi... e bem rápido!!

A forma mais fácil de iniciar todo o processo de revisão e quitação de dívidas, acúmulos de "negativos", distribuição do salário para pagar contas e, economizar para alcançar objetivos, é anotando todos os gastos! Pode parecer bobo ou um pouco cansativo no início mas, com o tempo, será um hábito rotineiro. Anote em um caderninho de bolso todos os gastos diários, desde o almoço, o transporte, o cafezinho, a balinha. No final do dia, coloque tudo numa planilha de gastos diários e, anote em vermelho aquele gastos que você tem consciência que foram supérfluos. Ao longo de uma semana, some todos os gastos "vermelhos", e pense o quanto você poderia ter economizado em um mês! Aplique este controle na semana seguinte e verá que, depois de 1 mês, você conseguiu finalmente comprar um aparelho de DVD novo, apenas com as economias diárias!

A pessoa vive se queixando que está acima do peso mas, "segunda sem falta começa a nova dieta"... Pois se não consegue iniciar a dieta pelos exercícios físicos, começe pelo bolso! Pense o quanto você pode economizar se dispensar a sobremesa e o cafezinho após o almoço! Pense também que uma salada sai bem mais barato que o rodízio de massas... E lembre que um suco e uma barrinha de cereais na hora do intervalo custa bem menos que um capuccino com 3 pães de queijo e um croissant de chocolate!! No final do mês, seu bolso terá economizado uma quantia bem significativa e sua dieta forçada lhe renderá bons elogios!! Comemore usando aquela calça jeans lindíssima que você comprou tempos atrás e não servia mais...

Nota! Não estou dizendo que as pessoas devem parar de comer para economizar dinheiro!! Apenas citei o exemplo, para pessoas que desejam perder peso mas não têm tempo ou condições de frequentar academias ou incentivo para iniciar a famosa dieta na próxima segunda... Desta forma, focar o pensamento na economia financeira, pode ser um estímulo!!

O mesmo vale para fumantes... já pensou o quanto você gasta anualmente em cigarros?? Uma boa maneira de pensar mais uma vez na possibilidade de largar de uma vez este vício, que só te causa danos à saúde e ao bolso!! Fumando, aumentam suas chances de adquirir doenças graves, o que aumentará seus gastos com remédios e tratamentos, sem contar todo o desgaste físico e emocional que uma doença gera, para o indivíduo e sua família!! Além disso, continuando a fumar, você deixará cada vez mais de sentir o aroma e sabor dos alimentos... Mas se você não se importa com a saúde, certamente se importa com o bolso... Se todos os motivos de saúde não justificam o fim do vício, pense na economia que fará com cada compra de cigarros!! Anote os cigarros diários na planilha, em vermelho e, depois de largar definitivamente o vício, comemore, saboreando um delicioso vinho!! Certamente o sabor do vinho será bem mais especial...

Nota 2!! Desta vez sim, declaradamente, pare de fumar!!

A falta de orçamento, o acúmulo de dívidas, as contas para pagar, impedem de sobrar economias no final do mês. Anotando cada pequeno gasto, você passa a ter a real consciência do destino do seu salário e percebe que, quanto mais dinheiro você tem na carteira, sem um destino específico, mais você gastará em coisas desnecessárias e, seus objetivos, ficarão cada vez mais distantes de sua realidade.

Na internet existem disponíveis várias planílhas de finanças pessoais, que podem ser baixadas ou copiadas para seus arquivos. Ou então, se preferir, elabore sua própria planílha no Excel mas, não deixe de anotar no caderninho todos os pequenos gastos diários. Mas, além de montar sua planilha de gastos pessoais, saiba como usá-la a seu favor, fazendo seus gastos se encaixarem dentro de seu orçamento mensal!! Tenha um critério bem rigoroso e passe a ter este novo hábito como rotina!! E tenha uma coisa em mente: sabendo planejar, você tem mais dinheiro do que imagina!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário