domingo, 28 de março de 2010

Saindo do quadrado!

Há mais ou menos 3 meses comecei um trabalho de consultoria de finanças pessoais com uma pessoa próxima. Iniciamos o processo com a exposição de todos os seus gastos mensais fixos e variáveis, suas contas (muitas contas por sinal) e seus ganhos que, apesar de serem relativamente altos, não eram suficientes para suportar os seus débitos fazendo assim, o acumulo de mais contas...

Depois de cerca de 3 semanas, resolvemos suspender a consultoria. Por ser uma pessoa próxima, estava sendo bem complicado estipular e regrar gastos e contas, dentro de um orçamento abaixo do que a pessoa estava acostumada a gastar. Além disso, começou-se a confundir a ajuda de limites com sua vida financeira e, entrou-se em questão quesitos pessoais, que não diziam respeito a consultoria e que, de fato, atrapalhou o processo. A pessoa começou a entender que eu estava interferindo em sua vida e que aquelas planilhas e tabelas de nada adiantariam sendo fato que as contas eram muitas, o gasto mensal elevado e o salário baixo, bem baixo... Paramos por ali mas, havia a esperança dentro de mim que, de alguma forma, aquelas planilhas, tabelas, conceitos e regras a respeito dos gastos diários haviam sido plantadas em sementinha, dentro da até então, cabeça quadrada...

Nunca mais tocamos no assunto das planilhas e nossa convivência familiar voltou a ser como antes. As discussões, claro eram acerca dos meus cronogramas e fluxos de entradas e saídas! Não se falando mais em dinheiro, a paz voltou a reinar... e, estes dias surpreendi-me com uma situação que me deixou muito feliz! No meio de uma conversa, surgiu o assunto dinheiro e, incrivelmente, ele confessou-me que, apesar do curto tempo de consultoria, ela fez efeito... Em 3 meses, ele já estava conseguindo administrar seus ganhos de forma a quitar, mesmo que a prestações com jurus, suas contas atrasadas e dívidas acumuladas. Entendeu a importâncias das planilhas e começou a reduzir gastos desnecessários gradativamente de forma a não extrapolar seu salário e, não entrar novamente no especial. Também falou orgulhosamente a respeito dos seus gastos com telefone, que reduziram de contas mensais de cerca de R$280,00 para um plano controle de R$35,00!! Nessa redução de extras, também entrou plano reduzido de tv por assinatura (já que não assiste tv), um dia a menos na semana da empregada diarista, revezamento de carro com o colega de trabalho que mora próximo de sua casa, até garrafinhas de água compradas na academia!!



Apesar de ainda ter contas acumuladas atrasadas e, não estar no momento adequado a guardar dinheiro para realização de sonhos e adquirir patrimônio mas, sua felicidade foi explícita quando, no meio da conversa, ele realmente percebeu o quanto estava lucrando com estas economias, apesar de ainda não vê-las no plano físico. Conseguir administrar ganhos e gastos e, principalmente pagar contas atrasadas, através de planilhas e regrinhas básicas de economias, foi uma grande vitória pessoal! Eu também aprendi muito com esta consultoria em relação a entender os limites de cada pessoa quando se fala de seu dinheiro, de seu trabalho e da forma como esta pessoa gasta o que ganha. Mas ao mesmo tempo, me deu uma grande alegria ao saber de seu progresso! Apesar de pequenos confrontos iniciais, discussões e desentendimentos, a sementinha germinou e as regras de economias pessoais deram certo! Sair do quadrado foi uma troca de informações, aprendizados e conquistas para ambas as partes!

2 comentários:

  1. Olha, que legal isso! Mas acho que com pessoas próximas realmente é complicado... mas como vc disse, a semente foi plantada! Ótimo!

    Quanto ao que vc falou, 50 reais é caro pra quem está desempregado, sim... e vc é formada em psicologia? Meniiiiiiiiina, é o que eu quis fazer por 3 anos! Mas aí acabei indo pra Publicidade, tb achava q não era o curso certo mas hj eu vejo que foi o certo sim! Eu adoro psicologia e sempre leio algumas coisas sobre!!! Acho que o mais legal é poder ajudar as pessoas!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes esquecemos que as pessoas tem tempos diferentes, o seu amigo levou um pouco mais para assimilar suas lições, mas a mudança foi iniciada.
    Independente do trabalho não ter vingado, foi uma grande conquista. Para ele e para você.
    Parabéns pelo relato, parabéns pelo trabalho e pelo blog.
    Sucesso!

    ResponderExcluir