sábado, 6 de março de 2010

Disciplina é a alma do negócio!

É realmente péssimo. A falta de dispiplina é o principal quesito que faz com que os planos corram água abaixo. Nada funciona se não houver disciplina e comprometimento com a rotina.

Sim, confesso que não gosto de rotina e não sou adepta a hábitos sequenciais, o que lastimavelmente é super necessário para quem quer alcançar metas e objetivos. E isto, mais uma vez, me incluo. Dentro de um ritmo desordenado, me divido entre o trabalho e uma agenda cheia de clientes e compromissos, minha familia, minha filha e meu namorado. Quase não sobra tempo para mim mesmo, o que me deixa profundamente desanimada. Então me lembro de um dia na praia, em baixo de um guarda sol, tomando uma água de côco e sentindo a brisa levemente tocando meu rosto... Que nostálgico não? Perfeito para um dia de stress conturbado da cidade de São Paulo e, imaginando estas cenas bucólicas de paz e tranquilidade fora do agito, que consigo me transpostar do trânsito caótico e parado da Av. Dr. Arnaldo, para um mundo melhor...

Mas hoje, me lembrei do blog... que vergonha! Para quem tem a pretenção de projetos de Consultoria em Finanças Pessoais tão elaborados e complexos, nao consegue ao menos organizar a própria agenda para postagens semanais em seu blog. E então entro no assunto da disciplina. Para quem tem planos e preza por suas metas, é necessário organizar a agenda. Não há fórmulas, apenas distribuir os horários diários para cada tarefa, por ordem prioritária de emergência, reuniões, compromissos, obrigações, aleatórios... Dividindo o tempo entre cada setor da sua vida, família, filhos, trabalho, curso, amigos e, ainda considerar ao menos meia hora diária para seu bem estar pessoal, seja ler um livro, meditar, caminhada, ginástica, terapia ou simplesmente fechar os olhos e dormir um pouco. Também é bom deixar uma margem de erro para imprevistos... O carro pode quebrar, o trânsito parar, uma dor de cabeça inesperada, um telefonema da tia que mora em Piracicaba e que você não tem coragem de desligar...

Não basta a rotina financeira, a constante nos pagamentos de contas, administração de ganhos e gastos, planilhas de controle financeiro, investimentos programados, planos e projeções... Tudo começa com a simples e velha agenda! Mesmo porque, o sol e a praia não estará no mundo real se não houver programação... Da mesma forma, tudo na vida deve ser planejado e organizado, como tantas vezes mencionei aqui... Na pontualidade britânica, no ritmo dos soldados da guarda da Rainha, os compromissos devem ser respeitados e seguidos s risca.



"Em casa de ferreiro o espeto é de pau" já dizia o antigo ditado... E nesta, peço mais uma vez desculpas aos leitores por não ser constante em minhas postagens semanais... Prometo endireitar-me em minha própria agenda para as semanas seguintes... Disciplina está diretamente ligada a comprometimento e organização. E rotina, faz muito bem!

3 comentários:

  1. Hahah sabe o que aconteceu? Eu comentei no blog e acabei fechando! Mas agora já estou seguindo!!

    Tô lendo um livro legal sobre gestão do tempo. É o "mais tempo, mais dinheiro", do Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa. Quem sabe ele não pode te ajudar? A sensação de que não temos tempo pra nada é muito desmotivadora! De que adianta investir se não temos tempo pra usufruir, não é mesmo?

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu também lí este livro, é perfeito...Ajudou a começar 2010 de outra forma....Em 2009 acho que perdi muito tempo..."O segredo não é gastar o tempo, mas investí-lo"...S.C.

    ResponderExcluir
  3. OI queria conversar com você, pode me enviar um email?
    abs

    ResponderExcluir